Jardins

Jardins

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ÉPOCA DA PODA

A poda deve ser feita quando a planta se acha em repouso vegetativo, e isso ocorre no inverno. Nesse período as plantas não estão elaborando seiva ou elaboram muito pouco e a operação poderá ser iniciada ou prolongada até o começo da primavera, quando reincidirá a sua atividade produtiva.
Aqui na Cidade do Rio de Janeiro a poda deve ser feita no período de maio a agosto.
Os ramos finos serão eliminados com a tesoura. O corte deve ser sempre inclinado para favorecer o escoamento da água e evitar a dessecação da ponta do galho. É aconselhável que todo e qualquer aparo seja feito sempre acima de uma gema de broto para assegurar a circulação da seiva na vizinhança e a cicatrização dos tecidos.
Quando se tratar de galhos avantajados e, principalmente, quando o corte é efetuado próximo ao tronco, faz-se primeiramente pela parte de baixo, fazendo os cortes coincidirem. Se não tivermos esse cuidado os galhos poderão lascar. Quando se tratar de galhos maiores ainda é aconselhável corta-lo em 2 vezes; primeiro, a um palmo mais ou menos do corte definitivo, suprindo-se depois o coto restante sem perigo de lascadura. A lascadura é prejudicial ao vegetal porque facilita o apodrecimento e a entrada de lagartas e insetos e a infecção por fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário